Passa de 83 milhões o número de perfis falsos no Facebook

Publicado: 03/08/2012 em Notícias e informações
Tags:, , , , , ,

Imagem

Por Charley Gima

Você sabia que para cada 12 perfis no Facebook mais de um são potencialmente falsos? É o que diz um estudo  publicado pela própria empresa. O Facebook estima que cerca de 83 milhões (8,7% do total), dentre as 955 milhões contas de usuário que tem a rede social podem ser potencialmente falsas.

É importante frisar que contas falsas englobam também  as “contas mal classificadas”, como animais de estimação e empresas — que deveriam ganhar uma “página” ao invés de um perfil. Estes usuários representam 28% dos perfis falsos.

A rede social estima ainda que contas “extras” — a segunda conta de uma pessoa que já tem um perfil– representem 55% dos perfis falsos.

Pessoas mal-intencionadas que criam uma conta “fake” para enviar propaganda ou aplicar golpes gira em torno de cerca de 1,5 milhão de contas, estas sim consideradas “contas indesejáveis”.

De acordo com o documento divulgado pelo Facebook, a empresa afirma que estes perifs indesejados podem comprometer sua receita sobre os anúncios na rede social. “Geramos a maior parte de nossa receita a partir de publicidade. A [eventual] perda de anunciantes [decorrente de um número substancial de perfis falsos] poderia seriamente comprometer nosso negócio”, atesta o documento.

EMERGENTES SÃO MAIS ‘FAKE’

“Acreditamos que o número de contas falsas em mercados desenvolvidos como EUA e Austrália sejam significantemente mais baixo que em mercados em desenvolvimento, como Indonésia e Turquia”, diz o relatório.

“Contudo, essas estimativas se baseiam em análise interna de uma limitada amostra de perfis, verificando nomes que parecem ser inverídicos ou outros comportamentos que parecem ilegítimos.”

Os dados foram divulgados em um relatório feito público pela SEC (Securities and Exchange Comission, equivalente à brasileira Comissão de Valores Mobiliários).

O Facebook foi alvo de investigação desde sua oferta pública inicial de ações, que aconteceu em fevereiro.

Seus papéis se desvalorizaram significantemente desde então: valiam US$ 38 e, hoje, têm preço de pouco menos de US$ 21.

Fonte: Folha.com

Anúncios

Obrigado por seu comentário!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s